Home / Saúde / Quem é Nelson Teich, escolhido por Bolsonaro para substituir Mandetta

Quem é Nelson Teich, escolhido por Bolsonaro para substituir Mandetta

Oncologista foi assessor da campanha de Bolsonaro durante as eleições de 2018

O oncologista Nelson Teich foi escolhido para substituir Luiz Henrique Mandetta no comando do Ministério da Saúde. A troca de ministros ocorre após o presidente Jair Bolsonaro entrar em choque com Mandetta e se opor à recomendação de isolamento social como forma de combate ao novo coronavírus.

Segundo informou o site BBC Brasil, Nelson Teich é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos, e atuou como consultor informal da campanha eleitoral de Bolsonaro em 2018. Na época, chegou a ser cotado para o cargo de ministro da Saúde, mas foi preterido.

Teich participou do governo entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, informa o site, como assessor do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna.

Nascido no Rio de Janeiro, é formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especializado em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em 1990, fundou o Grupo Clínicas Oncológicas Integradas (Coi) e atuou como presidente da entidade até 2018.

Como informa o jornal O Estado de S. Paulo, o oncologista defende o isolamento horizontal, modelo aplicado inclusive a quem não compõe o grupo de risco do coronavírus. Já Bolsonaro é favorável ao isolamento vertical, para grupo de riscos, composto principalmente por idosos.

Segundo o veículo, o médico tem apoio da categoria e boas relações com empresários do setor de saúde. Em texto publicado no LinkedIn, ele criticou a discussão polarizada entre a saúde e a economia. Segundo ele, a situação foi conduzida de uma forma inadequada, “como se tivéssemos que fazer escolhas entre pessoas e dinheiro”.

Por: Aloísio Coutinho | Fonte: Carta capital.com

Para comentar esta notícia você deve está logado no Facebook, os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não representam a opinião deste site. Se algum comentário violar os termos de uso, denuncie.

Sobre Aloísio Coutinho

x

Check Also

É fakenews | Não houve morte pelo COVID-19 em Teixeira

O nosso parceiro, site maisteixeira vem a público informar que durante a semana a sua ...

Covid-19 | Brasil tem mais de 58 mil casos confirmados da doença

O Brasil chegou a 58.509 casos confirmados de contaminação por coronavírus, conforme atualização do Ministério ...

CRAS de Teixeira de Freitas usa recursos tecnológicos para manter atendimentos a população

A Prefeitura de Teixeira de Freitas está constantemente buscando meios para continuar a prestação de ...