Home / Educação / Prefeitura de Teixeira de Freitas destaca dia internacional do livro infantil

Prefeitura de Teixeira de Freitas destaca dia internacional do livro infantil

No dia 2 de abril, comemora o dia Internacional do Livro Infantil e esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores. Como ninguém nasce sendo um leitor, incentivar o hábito da leitura tem que começar desde os primeiros anos de vida da criança, e a literatura infantil é a porta de entrada para isso.

Segundo a pedagoga e contadora de histórias infantis, Andréa Pereira. “Relevante no processo educacional ela (a literatura) é de grande importância não só para crianças, mas também para os adultos e em todo o contexto educacional. Seja por prazer, estudo ou informação, a prática da Leitura aprimora o vocabulário, desenvolve o raciocínio e ajuda na interpretação do mundo.”

A literatura infantil também é uma poderosa ferramenta de aprendizagem, não apenas a nível de conhecimentos, mas principalmente de valores morais e éticos. “Nesse contexto da educação a literatura favorece o aprendizado das crianças em todos os aspectos. Existem diversas atividades para essa finalidade e, todas têm como foco o incentivo à leitura, elas são feitas através de rodas de leitura, contação de história, dramatização, caixa de leitura, sacola literária, reconto, leitura oral e silenciosa, então, são assim diversas atividades que tanto famílias, como escolas podem estar planejando no intuito de incentivar o gosto pela leitura”.

“Entre todas as atividades que citei, para mim está a contação de história, pela qual me apaixonei por amar Livros, em especial os de literatura Infantil e infanto juvenil. A qual deixo como sugestão de atividade para as famílias que por conta das medidas de contingenciamento ao coronavírus, estão em casa com seus filhos”, conclui a Pedagoga, que mantém pelas redes sociais a contação de histórias infantis.

Origem do Dia Internacional do Livro Infantil

O dia 2 de abril foi escolhido para ser o Dia Internacional do Livro Infantil por ser a data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Hans Andersen foi o primeiro escritor a adaptar antigas fábulas para o público infantil, incluindo importantes lições de moral nas entrelinhas. Dentre as principais obras do autor está “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Roupa Nova do Rei”, entre outros contos.

A iniciativa para a criação do Dia Internacional do Livro Infantil foi do Concelho Internacional sobre Literatura para Jovens – IBBY, que comemoram esta data desde 1967.

Os brasileiros também comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), homenageando principalmente os grandes autores deste gênero no Brasil. Destacam-se: Monteiro Lobato, Lygia Bojunga, Ziraldo, Ruth Rocha, Maurício de Souza, Cecília Meireles, dentre outros.

Por: Aloísio Coutinho | Fonte: ASCOM/PMTF

Para comentar esta notícia você deve está logado no Facebook, os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não representam a opinião deste site. Se algum comentário violar os termos de uso, denuncie.

Sobre Aloísio Coutinho

x

Check Also

É fakenews | Não houve morte pelo COVID-19 em Teixeira

O nosso parceiro, site maisteixeira vem a público informar que durante a semana a sua ...

Teixeira de Freitas | Homem alvejado com 10 tiros no São Lourenço morre na UPA

Sérgio Marinho dos Santos, de 34 anos, morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) depois ...

Teixeira de Freitas | Juninho do Canta Galo é preso após tentativa de assalto

O acusado foi identificado como sendo Givaldo da Conceição Correia Junior o “Juninho” de 23 ...