Home / Saúde / OMS pede desculpas por polêmicas sobre hidroxicloroquina

OMS pede desculpas por polêmicas sobre hidroxicloroquina

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu desculpas pelas controvérsias ocasionadas pelo posicionamento da entidade em relação às pesquisas sobre a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

“Nos desculpamos coletivamente pela imagem de confusão que os estudos podem dar, mas é preciso seguir evidências científicas e garantir que as pessoas que entram nestes testes clínicos o façam de forma segura, que se dê prioridade ao bem-estar delas”, disse o diretor-executivo para Emergências da OMS, Mike Ryan, em entrevista coletiva.

Após a publicação de uma artigo na revista científica “The Lancet” indicando impactos como arritmia cardíacas e aumento na taxa de mortalidade em pacientes submetidos à terapia com a hidroxicloroquina, a OMS determinou a interrupção de todos ensaios com o medicamento.

Contudo, três dos quatro autores do próprio estudo se retificaram e pediram a retirada do material registro científico. Logo em seguida, a organização também voltou atrás e autorizou a retomada das pesquisas e testes.

“Acontece muito raramente, mas quando uma publicação identifica que um artigo é questionável, faz o correto ao retirá-lo”, assegurou o diretor-executivo.

O chefe de estudos científicos da OMS, Soumya Swaminathan, afirmou dados contraditórios em pesquisas paralelas sobre um mesmo tratamento é “algo normal”. Porém, no caso em questão a opinião pública tem tido a oportunidade de acompanhar mais de perto os processos.

“É um processo científico habitual, obter diferentes resultados, em diferente testes. A comunidade científica, normalmente, requer mais de um teste para confirmar os efeitos.”

Por: Aloísio Coutinho | Fonte: Relevante News

Para comentar esta notícia você deve está logado no Facebook, os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não representam a opinião deste site. Se algum comentário violar os termos de uso, denuncie.

Sobre Aloísio Coutinho

x

Check Also

CRAS de Teixeira de Freitas usa recursos tecnológicos para manter atendimentos a população

A Prefeitura de Teixeira de Freitas está constantemente buscando meios para continuar a prestação de ...

7° Caso de COVID 19 em Teixeira de Freitas, boletim atualizado em 16/04/2020 as 19:00 horas

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas informa, nesta quinta-feira (16), a confirmação ...

Quem é Nelson Teich, escolhido por Bolsonaro para substituir Mandetta

Oncologista foi assessor da campanha de Bolsonaro durante as eleições de 2018 O oncologista Nelson ...