Home / Economia / ‘Nova’ gasolina se torna obrigatória em agosto no Brasil e deve ser mais cara
Posto Alvorada Rio da Petrobras Distribuidora

‘Nova’ gasolina se torna obrigatória em agosto no Brasil e deve ser mais cara

O dia 3 de agosto pode marcar o processo de aumento do preço da gasolina. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, isto pode acontecer porque, a partir do dia 3 de agosto, toda a gasolina vendida no país terá que seguir novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). 

Com isso, o combustível deve melhorar o rendimento dos veículos. Contudo, isto deverá ser refletido no preço final do produto. 

As novas regras estabelecidas pela ANP estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagem RON (sigla em inglês para número de octanas pesquisa).

Segundo a reportagem, as mudanças eram defendidas por montadoras. As empresas argumentam que a modificação facilita o ajuste dos motores, mas esbarrava nas características do parque de refino da Petrobras.  

De acordo com a estatal, com as refinarias preparadas para as mudanças, a melhora na qualidade do combustível vai permitir redução de 4% a 6% no consumo de gasolina por quilômetro rodado. A empresa ainda assegura que as alterações contribuirão para desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.

Por: Aloísio Coutinho | Fonte:  Folha de S. Paulo

Para comentar esta notícia você deve está logado no Facebook, os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não representam a opinião deste site. Se algum comentário violar os termos de uso, denuncie.

Sobre Aloísio Coutinho

x

Check Also

Saiba como acessar o auxílio emergencial de R$ 600 aos MEI e informais

O auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais atingidos pela quarentena do coronavírus foi ...

Governo zera impostos de produtos usados no combate ao coronavírus

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) ampliou a lista de produtos necessários ao combate do ...

COVID-19: Coelba anuncia parcelamento como forma de pagamento atrasado

Com o impacto na economia após a chegada da pandemia do novo coronavírus à Bahia ...