Home / Acidentes / Fragmentos de óleo são encontrados na região do arquipélago de Abrolhos em Caravelas, diz Marinha.

Fragmentos de óleo são encontrados na região do arquipélago de Abrolhos em Caravelas, diz Marinha.

Por: Aloísio Coutinho. Fonte: Radar64

Caravelas: A Marinha informou neste sábado (2) que encontrou fragmentos de óleo na região do arquipélago de Abrolhos, um dos principais berços de biodiversidade do Atlântico Sul. A informação é do portal G1.

O comunicado, divulgado pelo grupo de acompanhamento formado por Marinha, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disse que fez a remoção de pequenos fragmentos na Ponta da Baleia, em Caravelas, e Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o arquipélago.

Navios, fragatas e corvetas da Marinha, além de um navio da Petrobras, atuam no monitoramento e na contenção da chegada do óleo na região.

A Procuradoria do Rio Grande do Norte destacou nesta sexta-feira (1) que há “fortes indícios”de que o navio petroleiro NM Bouboulina, da empresa grega Delta Tankers, estaria envolvido com o vazamento de petróleono Nordeste. A Polícia Federal (PF) deflagrou ontem a Operação Mácula para apurar a origem do vazamento.

Sobre Abrolhos

O Arquipélago de Abrolhos é constituído por cinco ilhas, distantes 75 quilômetros da costa de Caravelas. A Ilha de Santa Bárbara, onde está o farol da Marinha, é a única habitada. As outras quatro são áreas inatingíveis, onde o desembarque é proibido. As ilhas ocupam área de 913 km2, pertencente ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Visitado por Charles Darwin em 1832, o arquipélago protege o principal berçário de baleias-jubarte do Atlântico Sul, que migram para Abrolhos para ter seus filhotes, e abriga tartarugas ameaçadas de extinção.

Por: Aloísio Coutinho. Fonte: Radar64

Para comentar esta notícia você deve está logado no Facebook, os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não representam a opinião deste site. Se algum comentário violar os termos de uso, denuncie.

Sobre Aloísio Coutinho

x

Check Also

Batida entre carreta e caminhão mata uma pessoa e deixa outra ferida

Segundo ViaBahia, caso ocorreu na altura de Poções, no sudoeste da Bahia. Motorista da carreta ...

Quatro feridos e criança morta após acidente de carro

Uma criança de 8 anos morreu e outras quatro pessoas da mesma família ficaram feridas ...

Itabela | Raios atingem fazenda, mata gado e causa prejuízos de quase R$ 45 mil.

Dezesseis cabeças de gado morreram neste sábado, 4, após serem atingidas por um raio na fazenda ...