Fragmentos de óleo são encontrados na região do arquipélago de Abrolhos em Caravelas, diz Marinha.

Por: Aloísio Coutinho. Fonte: Radar64

Caravelas: A Marinha informou neste sábado (2) que encontrou fragmentos de óleo na região do arquipélago de Abrolhos, um dos principais berços de biodiversidade do Atlântico Sul. A informação é do portal G1.

O comunicado, divulgado pelo grupo de acompanhamento formado por Marinha, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disse que fez a remoção de pequenos fragmentos na Ponta da Baleia, em Caravelas, e Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o arquipélago.

Navios, fragatas e corvetas da Marinha, além de um navio da Petrobras, atuam no monitoramento e na contenção da chegada do óleo na região.

A Procuradoria do Rio Grande do Norte destacou nesta sexta-feira (1) que há “fortes indícios”de que o navio petroleiro NM Bouboulina, da empresa grega Delta Tankers, estaria envolvido com o vazamento de petróleono Nordeste. A Polícia Federal (PF) deflagrou ontem a Operação Mácula para apurar a origem do vazamento.

Sobre Abrolhos

O Arquipélago de Abrolhos é constituído por cinco ilhas, distantes 75 quilômetros da costa de Caravelas. A Ilha de Santa Bárbara, onde está o farol da Marinha, é a única habitada. As outras quatro são áreas inatingíveis, onde o desembarque é proibido. As ilhas ocupam área de 913 km2, pertencente ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Visitado por Charles Darwin em 1832, o arquipélago protege o principal berçário de baleias-jubarte do Atlântico Sul, que migram para Abrolhos para ter seus filhotes, e abriga tartarugas ameaçadas de extinção.

Por: Aloísio Coutinho. Fonte: Radar64

Para comentar esta notícia você deve está logado no Facebook, os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não representam a opinião deste site. Se algum comentário violar os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This will close in 20 seconds